27 julho 2009

Esclarecendo Dúvidas - Capoeira é Certo ou Errado?

A prática da capoeira é bem comum no Brasil; de norte a sul encontram-se terreiros e mestres prontos a conduzi-lo pelo mundo dos jogos acrobáticos. É uma forma de luta genuinamente brasileira, praticada ao som de instrumentos tais como: berimbau, agogô, atabaque, pandeiro, entre outros. Atualmente, nos quatro cantos do planeta, há praticantes. Os benefícios para o corpo físico são facilmente comprovados, pois, exige de seus praticantes um excelente preparo para a execução das acrobacias.
Apesar de não defender uma tendência religiosa, facilmente, identifica-se uma profunda interação com as religiões afros, nas ações e cânticos. Não os condeno, afinal, a liberdade e o direito de culto, e a prática das mais diversas filosofias religiosas estão asseguradas na Constituição Federal. No entanto é incompatível com os princípios bíblico e conseqüentemente, desaconselhável a sua prática pelos que professam a fé evangélica.
Veja o depoimento do Mestre Decânio:
“Mestre Decânio, o mais idoso "Filho de Bimba" ainda vivo, decano da Capoeira Regional, médico e filósofo, pesquisador da capoeira, contribuiu recentemente com interessantes observações sobre a questão da origem da capoeira. Estudando os ritmos do candomblé, percebeu que o ritmo básico de Logunedê corresponde às batidas do pandeiro na capoeira. Podemos concluir:"O candomblé é a fonte mística... donde brota a magia da capoeira!" Há grande similitudes entre os movimentos da capoeira e os movimentos das danças rituais do candomblé, e outras semelhanças: no candomblé, o ritmo dos atabaques é o nexo entre "os Orixás e o Vodunce", assim como na capoeira, o estilo do jogo acompanha a musicalidade do toque.
A capoeira é o processo complexo constituído pela fusão ou caldeamento de fatores de várias origens... dos africanos herdamos os movimentos rituais fundamentais do candomblé...” www capoeiradobrasil.com.br
Mesmo vivendo em dias nos quais as igrejas estão cada vez mais permissivas e tendenciosas a copiar as práticas comuns aos não evangélicos. Inclusive, já existe uma versão “gospel” da capoeira, na qual os cânticos foram adaptados. Afirmam seus criadores que o objetivo é alcançar para o evangelho os adeptos da capoeira; sinceramente, não consigo ver sustentação na Palavra de Deus para justificar a adaptação de costumes sabidamente não cristãos, com o fim, de angariar seguidores para as igrejas. O Senhor Deus não precisa de inovações, precisa sim, de vidas cheias de poder e autoridade para manifestar a Sua glória.

Amado, aconselho que seja sensível ao Espírito Santo, que tenha discernimento e sabedoria do Alto para julgar o grau de importância das ações. O que é mais importante, agradar a Deus ou satisfazer os anseios da vontade?
Não se deixe levar por vãs filosofias e toda sorte de doutrinas; seja fiel, santo, puro e cheio do Espírito Santo, assim, de tua vida fluirá um rio de água viva!Elias R. de Oliveira

+ Artigos do Portal Filhos do REI:

Prisões sem Grades - A Angustia!

Prisões sem Grades - O Vício!

Cristãos Perseguidos! O que as novelas não mostram!

Mensagem de ajuda - Voltar ao primeiro amor!

Para Refletir... Vocabulário da Vida! [Em slides]

Para Refletir... Como você acordou esta manhã?

A voz de DEUS!

Um professor sem respostas! (Em Video)

Como Receber o Espírito Santo

O fundo do poço! (Em video)

E se fosse você o que faria? (Em Video)

Video "Quero ser uma televisão"

Carnaval que festa é essa?

Religioso X Cristão ... Quem você é?

Decidir o fácil ou o melhor?

Balada Gospel: Agito ou Egito?

Porque as pessoas sofrem?

O silenciar de Deus

Deus não desiste de nós!

Jovens - "Está na hora de conhecer Deus de Verdade"

Cuidado com o que você ESCUTA, VÊ e CONVERSA

Difamação, Calúnia e Boato ... Cuidado!

Existem Vantagens em Orar no Monte?

Capoeira é Certo ou Errado?

O que a Bíblia diz sobre Astrologia?

O Cristão e a Pirataria... Cuidado!!!

Cristão e a vaidade...

Quando o ser humano começou a orar? Quem fez a primeira oração?

Orkut Maldição ou Benção?

Pornografia na internet dados alarmantes

Como ser um Jovem Profeta?

O que aconteceu com os apóstolos de Jesus?

O ato de errar pode virar um Vício?

Quem dividiu a Bíblia em Capítulos e versículos?

Deus ouve e responde!

Novo nascimento somente através de Jesus

Amanhã pode ser muito tarde!

Ser mãe (Especial semana das mães)

Anjo Protetor (especial semana das mães)